Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio e a importância de um Grupo Gerador

Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio e a importância de um Grupo Gerador

Você conhece a importância de um Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio?

Um Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio é essencial por ser uma fonte de água que visa auxiliar na extinção de um incêndio.

Quando sob comando, este sistema libera um jato de água que possui uma vazão calculada e compatível ao risco do local visando proteger, controlar ou extinguir o foco de incêndio no seu estágio inicial.

Dessa forma, esse sistema possibilita o início do combate ao incêndio pelos usuários da edificação antes da chegada do grupamento do Corpo de Bombeiros.

O tema parece ser simples, mas quando o assunto é segurança, devemos ficar atentos!

Por esse motivo, nós da TIVEA estamos aqui para esclarecer suas dúvidas sobre Sistema Hidráulico de Combate A Incêndio e o porquê um grupo gerador de energia é imprescindível neste caso!

 

Composição do Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio

Desenvolvido por engenheiros, este tipo de sistema varia de acordo com cada instalação e necessidade.

Mas em grande parte dos casos os sistemas são organizados em três subsistemas: reserva, comando e pressurização.

E esses subsistemas são essenciais para o pleno funcionamento do sistema principal no momento do incêndio.

 

Sistema de Reserva

É composto por um reservatório, que pode ser do tipo elevado, no nível do solo, semienterrado ou enterrado.

Tem como principal função reservar um volume de água destinado exclusivamente ao combate de incêndio.

A reserva de água deve ser prevista para permitir o primeiro combate, durante um determinado tempo. Após esse tempo considera-se que o Corpo de Bombeiros tenha chegado no local e atue no combate.

 

Sistema de Comando

O acionamento do sistema de hidrantes e de mangotinhos pode ser manual, por meio de botoeira de comando do tipo liga e desliga ou automático, por meio de chave de fluxo ou de pressostato.

Este acionamento, manual ou automático, faz com que ocorra o deslocamento de água na tubulação, a abertura do hidrante e o funcionamento da bomba de incêndio.

 

Sistema de Pressurização

Esse sistema tem a função de fornecer energia para o transporte da água e ainda atingir o foco de incêndio a uma determinada distância, com vazão e pressão adequada.

O sistema operado por bombas é composto por bomba principal ou bomba de incêndio e bomba de pressurização.

A bomba de incêndio tem a finalidade de recalcar a água do reservatório para os hidrantes ou mangotinhos. Deve possuir motor elétrico ou a explosão.

A bomba de pressurização tem a função de manter o sistema pressurizado e compensar pequenas perdas de pressão, em uma faixa pré-estabelecida.

 

A importância de um gerador de energia em um Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio

Sistema Hidráulico de Combate a Incêndio e a importância de um Grupo Gerador

De acordo com as normas e especificações a bomba de incêndio é um item importantíssimo para termos sucesso no momento do combate a incêndio.

E para que a bomba tenha pleno funcionamento, grande parte das vezes é utilizado um motor a combustão, podendo também possuir chave compensadora para no momento do desligamento da energia elétrica passar automaticamente para o gerador de energia.

O gerador de energia tem como função manter o funcionamento de todos os equipamentos movidos a energia em funcionamento durante o incêndio, fazendo assim, com que o foco do incêndio seja controlado mesmo quando não houver energia elétrica.

Por esse motivo, é de extrema importância contar com um grupo gerador de energia em seu Sistema Hidráulico de Combate a Inocêncio, afinal, estamos falando de segurança, um setor que merece atenção e cuidado.

Fale conosco, nós estamos prontos para te auxiliar no dimensionamento do melhor grupo gerador para sua necessidade!Fale conosco Tivea Grupo Gerador

Grupo Gerador, Queda de Energia , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *