Como definir potência de um gerador de enegia? | TIVEA Geradores

Como definir a potência de um gerador de energia?

Você sabe como definir a potência de um gerador de energia? 

Com a chegada do calor e, consequentemente, com a época de chuvas, a demanda por energia acaba sendo maior que a média e o risco de falta de luz, seja em sua casa, ou em sua empresa, aumenta.

Por isso, não há maneira melhor de se precaver quanto aos apagões do que contando com um grupo gerador de energia a diesel. 

Se você precisa ou está pensando em comprar um gerador, é importante saber que o tamanho e a capacidade dele precisam ser compatíveis com a sua necessidade. Caso contrário, isso poderá interferir no resultado final do fornecimento de energia.

Por exemplo, um gerador pequeno, talvez não forneça potência suficiente para a sua demanda ou então, um gerador maior que o tamanho necessário, trabalhando subdimensionado, pode sofrer danos e ainda gerar gasto desnecessário de combustível.

Por esse motivo, saber como definir a potência de um gerador de energia é fundamental para que se tenha um melhor rendimento e maior durabilidade do equipamento.

Confira abaixo algumas dicas de como definir a potência de um gerador de energia a diesel.

Como definir a potência de um gerador de energia?

Como definir a potência de um gerador de energia?

Quer comprar um gerador de energia e não sabe por onde começar?

Primeiro é necessário listar as necessidades de sua residência e/ou empresa e verificar os seguintes fatores:

  • Qual o tipo de carga? (Iluminação, motores de indução, fornos, canteiro de obras, retificadores de corrente, equipamentos de telecomunicações ou outros);
  • Quais as características do local? (Temperatura ambiente dominante e altitude);
  • Qual o regime de operação? (O grupo gerador é a única fonte de energia elétrica? É reserva da rede local ou de outro grupo gerador? Quantas horas de operação por dia?);
  • Quanto tempo os consumidores podem ficar desligados?

Para escolher o gerador ideal é preciso efetuar a soma das potências de todos os consumidores.

Para grupos geradores de emergência, devemos fazer distinção entre consumidores essenciais e consumidores não essenciais. Isto pode ser fundamental na escolha de um grupo gerador, visto que nesta condição nem todos os consumidores precisarão funcionar, podendo assim ser indicado um gerador de menor porte.

Definindo a potência do grupo gerador na prática

Para definir o grupo gerador correto para a determinada necessidade, decida os equipamentos que serão utilizados isolada e simultaneamente, e calcule o consumo em Watts (W) de cada item com a seguinte fórmula: Potência (W) = Tensão (Volts) x Corrente (Amper). Pode-se também assumir que 1CV = 750W e 1000W = 1 KVA

A soma do consumo de todos os equipamentos que serão utilizados simultaneamente é o total de energia que precisará ser gerada pelo gerador.

Por segurança, também é sugerido que sempre se estabeleça 25% de sobra de potência, em relação à potência necessária. Também é importante considerar a potência nominal do gerador como a de trabalho contínuo. Potência máxima indicada, é apenas para momento de rápido pico ou demanda extra.

TIVEA Grupos Geradores

Para que o dimensionamento do consumo energético da sua residência e/ou empresa ocorra da forma mais assertiva possível, nós recomendamentos que o procedimento seja realizado por um eletricista.

A TIVEA Grupos Geradores conta com um time de técnicos eletricistas especializados e prontos para orientá-lo e  oferecer o melhor serviço do mercado.

Peça já seu orçamento e tire suas dúvidas.

Fale conosco Tivea Grupo Gerador

Geradores Diesel, Grupo Gerador , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *