Como a energia elétrica chega em nossas casas? | TIVEA Geradores

Como a energia elétrica chega em nossas casas?

Você já se perguntou como a energia elétrica chega em nossas casas?

Essa pergunta pode parecer fácil, mas nem sempre é respondida de forma correta.

Com os avanços tecnológicos, o contato com a energia elétrica se tornou cada vez mais comum e necessário.

Utilizamos a eletricidade para tomarmos banho, assistirmos televisão, acendermos as luzes, refrigerarmos alimentos, acionarmos portões automáticos e diversas outras atividades rotineiras, como por exemplo, recarregar celulares, notebooks e tablets.

Desta forma, fica fácil perceber que dificilmente o ser humano conseguiria viver, nos dias de hoje, sem a fabricação das correntes elétricas.

Mas você sabe como a energia elétrica chega em nossas casas?

Confira tudo sobre o caminho percorrido pela eletricidade até que ele chegue em nossas residências.

 

Como a energia elétrica chega em nossas casas?

Como a energia elétrica chega em nossas casas?

A energia elétrica chega em nossas casas através de três grandes etapas. Confira cada uma delas.

 

Geração de energia

A produção de energia elétrica pode ocorrer de diversas formas, dentre elas, podemos citar a produção através das usinas hidrelétricas, eólicas, termoelétricas e até mesmo as usinas nucleares.

Vale ressaltar que, no Brasil, as hidrelétricas são as maiores geradoras de energia. Neste âmbito, podemos considerar as usinas de Itaipu, Belo Monte e Tucuruí como as grandes hidrelétricas brasileiras.

Devido a grandiosidade das instalações, geralmente as hidrelétricas acabam se localizando longe de grandes centros urbanos, fazendo com que a energia tenha que percorrer um longo caminho até a sua casa.

 

Transmissão de energia

Após a energia ser produzida, o caminho dela até nossas casas terá início, mas não pense que ela chega em nossas casas da forma que é produzida.

A eletricidade, durante o caminho, passa por transformadores que vão aumentar a tensão das correntes.

Esse processo é fundamental, pois ele visa minimizar as perdas que a energia sofre durante este transporte. Isso garante que uma boa parte da energia se mantenha na rede, evitando que os famosos blackouts ou apagões venham a acontecer.

 

Distribuição de energia

É comum que você encontre algumas subestações de energia espalhadas pela sua cidade, isso porque a energia elétrica da forma que chega – com alta tensão devido aos transformadores – não é utilizada por nós.

Desta forma, a subestação faz com que haja uma diminuição na tensão da corrente, para então, de fato, começar o processo de distribuição.

Em cada rua é possível notar a presença de um gerador em baixa tensão, ele tem o intuito de reduzir ainda mais a tensão da corrente.

Só depois desse processo a energia está pronta para ser utilizada, sendo distribuída para as casas e comércios locais.

 

Como contornar a falha na transmissão de energia?

É comum que ocorram problemas durante a transmissão de energia.

Um problema na usina hidrelétrica, ou mesmo a queda de um fio de energia é capaz de interromper essa transmissão e te deixar na mão.

Hoje em dia, com a disponibilidade da compra de geradores a diesel, esse problema de energia pode ser facilmente contornado.

A TIVEA possui os melhores geradores de energia a diesel do mercado. Contamos com um time de técnicos especializados, prontos para dimensionar a potência ideal de um gerador que atenda suas necessidades. Isso, sem contar nas facilidades de pagamento que você encontra só na TIVEA.

Para saber mais sobre os produtos TIVEA, entre em contato conosco.

Estamos prontos para atendê-lo.

Fale conosco Tivea Grupo Gerador

Queda de Energia, Grupo Gerador , , ,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *